Informações do Curso

Curso de Especialização, em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, Ordem Jurídica e Ministério Público

O Curso Ordem Jurídica e Ministério Público é um curso de especialização "Lato Sensu", na modalidade presencial, que tem como objetivo promover e estimular o aperfeiçoamento profissional e acadêmico, por meio do ensino e pesquisa em temas jurídicos e afins, prioritariamente de interesse do Ministério Público, visando formar profissionais e acadêmicos capacitados para buscar a realização da justiça social e a valorização da dignidade da pessoa.

O Curso possui a previsão de 720 horas-aulas, nas quais são ministradas as principais disciplinas do ramo do Direito, com aprofundamento teórico e aplicação concreta do conhecimento adquirido.

O nosso corpo docente é formado por professores de renome e de destacada atuação profissional, pós-doutores, doutores, mestres e especialistas que contribuem com a pesquisa jurídica no âmbito nacional e internacional, apresentando aos alunos com precisão, abrangência e atualidade o conteúdo proposto pela especialização. Clique aqui e conheça os nossos professores.

Durante as aulas do Curso de Especialização Ordem Jurídica e Ministério Público, os docentes de cada área procuram abordar as formulações teóricas mais relevantes e atuais do Direito, discutindo tendências contemporâneas em abordagens críticas que propiciem o estabelecimento de conexões entre a lei, a doutrina e a jurisprudência. As aulas do curso são expositivas, durante as quais os alunos são estimulados à participação ativa e à leitura constante, de modo que sejam capazes de contextualizar os temas tratados com observações extraídas da prática profissional e acadêmica.

No curso são ministradas as seguintes disciplinas:

1. Criminologia;
2. Direito Administrativo;
3. Direito Civil: Parte Geral, Obrigações, Contratos, Reais, Família e Sucessões;
4. Direito Constitucional;
5. Direito Empresarial;
6. Direito Penal;
7. Direito Processual Civil;
8. Direito Processual Coletivo;
9. Direito Processual Penal;
10. Direito Tributário;
11. Improbidade Administrativa;
12. Metodologia da Pesquisa Jurídica;
13. Ministério Público: Direito Ambiental, Direito da Infância e da Juventude, Direito do Consumidor, Direito Urbanístico, Estatuto Constitucional do Ministério Público, e;
14. Responsabilidade Civil.

As avaliações, objetivas e subjetivas, serão realizadas periodicamente em todas as disciplinas do Curso, podendo, ainda, ser aplicada modalidade diversa de avaliação, como a elaboração de trabalhos ou artigos científicos, de acordo com o plano de ensino de cada matéria. O aluno deverá obter média igual ou superior a 6,0 (seis) e frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), em cada disciplina, média final igual ou superior a 7,0 (sete), além de entregar o trabalho de conclusão do Curso (Monografia ou Artigo Científico) e obter a média, mínima de 7,0 (sete) no referido trabalho, para ser aprovado.

As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, no turno matutino das 8h às 11h20 e no noturno das 19h20 às 22h30, podendo haver atividades acadêmicas aos sábados, das 8h30 às 11h50 e/ou das 14h às 17h20, período em que poderá ser ministrada uma disciplina por dia.

O Curso é realizado nas dependências da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios, localizada na W3 Sul, Quadra 502, Bloco A, Loja 55, Asa Sul, Brasília/DF, e enquanto perdurar a situação de emergência de saúde pública decorrente da pandemia da COVID-19, as aulas presenciais poderão ser transmitidas por videoconferência ao vivo, havendo ainda a possibilidade de atividades letivas que utilizem recursos educacionais digitais, tecnologias de informação e comunicação, em conformidade com a legislação vigente.

A FESMPDFT realiza dois processo seletivos anuais, e todas as informações serão postadas aqui em nosso site e também em nossas redes sociais. Acompanhe a Fundação Escola também no Instagram, LinkedIn, Facebook e Youtube, ou se preferir, preencha os campos abaixo para que uma pessoa de nossa equipe entre em contato com você.

Venha fazer parte da Escola que há mais de trinta anos contribui para a formação dos melhores profissionais da área do Direito!


Não existem mais turmas presenciais disponíveis para matrícula neste curso.

Quer saber mais sobre este produto? Deixe aqui seus dados que ligamos para você!

* Todos os campos são obrigatórios.

TURMAS DISPONÍVEIS DO CURSO
Verifique as informações das turmas disponíveis para o curso e clique em inscrever-se para iniciar seu processo de inscrição.