Revista Jurídica

A Revista da Fundação Escola Superior do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios tem sido cada vez mais lida e solicitada, fato que, além de nos trazer imensa satisfação, aumenta nossa consciência acerca da responsabilidade social que uma publicação desta natureza comporta.

Apresentamos o décimo oitavo número de nossa Revista no encerramento de um ano marcado por acontecimentos históricos da maior importância, no qual atos de terrorismo, de intolerância e de prepotência assombraram e fizeram refletir toda a população mundial. E é justamente com o objetivo de provocar reflexões que fomentamos este nosso espaço de comunicação, almejando, mais do que nunca, podermos contribuir para a propagação de idéias e valores de pessoas que pensam e cuidam do aprimoramento do direito.

Na parte reservada à doutrina nacional, voltamos a expor textos comprometidos com a realização dos direitos humanos e com o papel e a atuação do Ministério Público. Trazemos também artigos variados que tratam de temas instigantes e contemporâneos, como o controle dos crimes de colarinho branco, o princípio da proporcionalidade, a responsabilidade civil no transporte aéreo, o leasing de veículo, a evolução do Estado de Direito e o candente problema do chamado “apagão”.

No que tange à doutrina estrangeira, apresentamos texto do professor Luca Lupária, da Università degli Studi di milano, que examina as dificuldades decorrentes do projeto denominado Corpus juris, o qual estabelece disposições penais para a proteção dos interesses financeiros da União européia, sob a ótica do direito penal comunitário, tendo em vista o desequilíbrio e a falta de harmonia entre os diversos sistemas jurídicos dos países europeus, tanto no que se refere à parte substancial quanto processual das normas pertinentes.

Já a terceira e última parte da nossa Revista exibe três peças processuais elaboradas por membros do ministério Público do Distrito Federal e Territórios que reputamos da mais alta significação, por encerrarem discussões jurídicas atuais e de amplo alcance social. Nelas são examinadas as questões de preservação ambiental, ordem urbanística e defesa do patrimônio público, entre outras, merecendo destaque o bem lançado parecer sobre um caso recente de homicídio que comoveu toda a sociedade brasiliense.

A comissão editorial agradece aos que colaboraram para o lançamento de mais um número desta Revista. Esperamos que todos, especialmente os operadores e estudantes de Direito, possam tirar o melhor proveito possível do material que cuidadosamente selecionamos.

Alessandra Elias de Queiroga Diretora Editorial

Veja o Conteúdo da Revista n° 18
Novo Panorama da Responsabilidade Civil no Transporte Aéreo
Ali Taleb Fares
Realização Constitucional do Ministério Público
André Luiz Casal Duran
Controle Penal dos Crimes de Colarinho Branco no Brasil. De Sutherland a Baratta – Reflexões sobre uma Política Criminal Possível
Bruno Amaral Machado
Primazia dos Direitos Humanos e Hermenêutica Constitucional na Incorporação dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos
Dicken William Le